26/05/2019

[Livro] Transforme-se: 11 Hábitos em 11 Semanas (2015)/ Dr. Ícaro A. Alcântara




Introdução


Curto, prático e inspirador.

Sem enrolação.

Lista de hábitos saudáveis



1.     Beber Água



o melhor para o corpo é tomar 3 litros de água por dia (isto porque quanto menos água vier das frutas, legumes e verduras da sua alimentação e maior for sua atividade diária, mais água você tem que ingerir!).



2.     Boa Alimentação



é fundamental se alimentar de TRÊS em TRÊS horas, mesmo sem fome. 


E isso é relevante pelo mesmo princípio da água: esperar a fome é esperar a desnutrição para, só então, comer. 

Neste processo seu metabolismo já estará mais lento.


3.     Ingerir Fibras



Coma pelo menos duas fontes de fibras diferentes por dia, no mínimo 2x/dia, de 30 a 40g no total diário (mínimo).



As fibras são importantes para formar o bolo fecal. 


Se não tiver fibra na sua dieta, você vai ter que esperar dias para evacuar e sua comida vai APODRECER dentro do seu intestino, assim te intoxicando...


4.     Exercício Físico



Você sabia que é comum para animais selvagens sofrerem derrames e infartos em zoológicos pelo mundo, simplesmente por não se exercitarem como deveriam?



Sem exercício físico regular NÃO há boa circulação do sangue, o que reduz funcionamento do cérebro e organismo como um todo.

Objetivo primário NÃO é perda de peso mas SIM circulação sangüínea.


O que mais mata no mundo são doenças circulatórias e a maioria dos derrames e infartos é evitável com melhores hábitos de vida. 


Ou seja, sofrer infarto ou derrame na maioria das vezes é culpa do paciente.


3x/semana de 40 min. de caminhada já é bom começo MAS o ideal preconizado pela AHA é de 5x/semana por mínimo de 30 min.



Ao começar, você vai acabar notando que o dia em que você não faz exercício é menos produtivo.




5.     Dormir bem



- Dormir preferencialmente de lado, com bom travesseiro e bom colchão.


 Travesseiros de espuma, de plumas de ganso, de pena de qualquer ave, na verdade, são praticamente imprestáveis. Bom mesmo é o visco elástico (o chamado material da NASA) ou de látex. 

E o colchão precisa ser virado ou trocado regularmente senão ele “vicia” em uma posição errada para sua coluna e articulações. 

- Não dormir com fome ou com sede, mas também não vá comer um rodízio de carnes logo antes de dormir: você vai ter um sono ruim fazendo isso.



6.     Diminuir Stress



Mantenha HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VIDA (sem eles o organismo não se recupera bem das agressões que são os momentos de estresse) ·     


 Busque e resolva as causas do seu estresse. Remédios raramente vão resolver a origem do problema. Só amenizam sintomas. 

Você não quer ficar tomando calmantes e/ou antidepressivos eternamente... ·    



7.     Consulta Médica Regular



Consultas regulares com : 


  • Homens: Urologista (a partir dos 40) 
  • Idosos: Geriatra (se possível) e Procto a partir dos 40 
  • Nutricionista
  • Odontólogo
  • Demais profissionais necessários (psicólogos, fisioterapeutas, etc.) ·   
  • Consultas regulares, com os profissionais corretos, possibilitam: 

o       Prevenção 
o       Exames complementares (bem indicados) 
o       Detecção precoce 
o       Tratamento 
o       Acompanhamento

8.     Ser positivo


Pensar positivo NÃO significa ignorar as dificuldades! É pensar e AGIR! Primeiro pensar, depois agir. 


· Se você já está fazendo tudo o que está ao seu alcance para que algo dê certo, acredite que vai dar certo e aja para tal! 

· Pensamento positivo = Melhor funcionamento do organismo todo · Pensamentos negativos recorrentes podem significar distúrbio a ser tratado 

· Mais que pensar, é importante SER positivo, ou seja, partir para a ação positiva, pautada no pensamento positivo: Pensamento COM ação = Resultados


9.     Respirar corretamente



· O ideal é aprender a respirar direito: Yoga, Tai Chi Chuan,  meditação, Pilates, Lian Gong, auto-massagem, etc. ·


Pelo menos procurar inspirar e expirar profundamente várias vezes por dia ·

Evitar exposição a fumaças de qualquer tipo.


10. Evitar excessos / intoxicações



Planeje-se e defina prioridades – senão você fica sem tempo para o que é realmente importante 

·      Evite ser inflexível 
·      Evite “tempestades em copo d’água” – os problemas têm o tamanho que você dá a eles. 
·      Não seja uma máquina de trabalhar 
·      Tenha lazer todos os dias 
·      Deixe tempo para imprevistos 
·      Aprenda meditação, ioga, tai chi ou algo


11.  Expor-se ao “bom” Sol


Conclusão 


O livro dá muitas outras dicas e seu principal mérito é reunir bons conselhos que normalmente encontramos esparsos.

Grande abraço!
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